Deputado Constituinte, Londres Machado estreia na liderança do Governo

Liderança política desde 1971, no então Mato Grosso uno, o deputado constituinte Londres Machado (PP) se prepara para estrear em uma atribuição estratégica para a aprovação de projetos importantes ao desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

Com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), e o reconhecimento dos colegas de Parlamento, o primeiro presidente da Casa de Leis, que retornou ao cargo por mais seis vezes, foi indicado para a liderança do Governo do Estado, missão que deverá ser oficializada nos próximos dias em publicação no Diário Oficial Eletrônico da ALEMS.

O decano Londres Machado, que iniciou este ano o 13º mandato de deputado estadual, e agora integra o Partido Progressista (PP), fez parte da Assembleia Constituinte, instalada em 1979, e comemorou a oportunidade de desempanhar função inédita na trajetória política. “Fomos convidados pelo governador [Eduardo Riedel], eu e o deputado Pedrossian Neto [PSD], para assumirmos a liderança e vice-liderança do Governo, e há coisas que a gente não pode deixar de aceitar", disse. 

Diplomata reconhecido pelos políticos sul-mato-grossenses, o parlamentar ressaltou a importância do diálogo entre os diferentes para o fortalecimento da democracia. "Não quero, como líder do governo, impedir a livre manifestação. Acho que essa é uma Casa de debates, e aqui tem que acontecer os grandes e arrojados debates, pois, às vezes, de um grande debate, surge uma grande proposta. Eu quero ser um líder, não do confronto, não só do plenário, mas o líder do gabinete, quando precisarem de mim, da minha presença, estaremos prontos para atender, e com o apoio de Deus que não vai nos faltar, e dos ilustres colegas, vamos vencer, e Vossa Excelência na direção da Casa que aplica o regimento rigorosamente, fará com que todos possam apresentar aqui suas propostas. Não teremos nenhum problema nesta Casa porque são deputados que estão realmente interessados para que nosso Estado progrida”, afirmou.

O presidente Gerson Claro (PP) exaltou a escolha do governador Eduardo Riedel (PSDB). “Parabenizo o governador por indicá-lo. Vossa Excelência, além de líder do Governo, é o líder de todos nós. Se nós prestarmos atenção no silêncio do plenário na hora que o senhor começou a falar, por si só é o que representa a palavra de vossa excelência nesta Casa de Leis e no Mato Grosso do Sul. Parabéns ao governador Eduardo Riedel, eu tenho certeza que o Governo ganha com isso, e os deputados vão ganhar muito com o trabalho de Vossa Excelência”, destacou.

O deputado Pedro Pedrossian (PSD), indicado a vice-líder anunciou que o convite partiu dele. “De um lado o decano, com 13 mandatos e de outro o novato em sua segunda semana. A mistura do experiente e do sangue novo, essa é a característica desse governo, a busca de conciliar as vezes antagonismos, buscar harmonia, unidade, buscar o debate democrático que engradece. Serei um soldado, não apenas do Governo, mas de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

O deputado estadual Zeca do PT (PT), que integra a experiência do Executivo e Legislativo Estadual elogiou a indicação de liderança do Governo na Casa de Leis. “Cumprimento o governador Riedel pela capacidade de entender o momento e escolher o deputado mais importante e mais experiente para ser o seu líder. A articulação do deputado Londres Machado foi imprescindível para o meu Governo, o que viabilizou, na época, nossa gestão, do ponto de vista do que era fundamental aprovar aqui. Podem contar comigo com o que eu puder contribuir”, declarou.  

O deputado Junior Mochi (MDB), que também exerceu a presidência da Assembleia Legislativa, ressaltou a trajetória do decano. “Ninguém chega a 13 mandatos por acaso, é muito serviço prestado, cumprimento da palavra, honrando o compromisso; então é toda uma história, uma referência, e um legado. Ninguém foi presidente desta Casa [de Leis] por sete vezes, e ainda exercer por várias vezes o Governo do Estado, interinamente”, concluiu.  O deputado Roberto Hashioka (UNIÃO) expressa a alegria de ter um líder que também foi essencial para sua carreira, no Estado. “É uma alegria estar aqui, um privilégio ser eleito pela primeira vez para representar o Mato Grosso do Sul no Parlamento. Quando em cheguei no Estado o senhor já era deputado e intercedeu para que eu continuasse no Departamento de Estradas de Rodagem, pois era necessária uma decisão política, na mudança do Governo do Estado, em 1986.  E junto ao deputado Zeca do PT também me ajudou a ser prefeito de Nova Andradina, assim como também engradece o Parlamento, o neto do saudoso Pedro Pedrossian. Parabéns".

Composições

O deputado Marcio Fernandes (MDB)  é o líder o bloco G-10, formado pelo MDB, PP, PL, Podemos, Republicanos, e PSD. O vice-líder é o deputado Neno Razuk (PL). Integram também o G-10 os deputados Junior Mochi (MDB), Marcio Fernandes (MDB), Londres Machado (PP), Rinaldo Modesto (Podemos), Antonio Vaz (Republicanos) e Pedro Pedrossian Neto (PSD).

O outro bloco é formado pelo PSDB, União Brasil e PDT, com a liderança do deputado Jamilson Name (PSDB) e vice-liderança da deputada Lia Nogueira (PSDB), ambos do PSDB. Os demais deputados integrantes do bloco são João César Mattogrosso, Mara Caseiro e Zé Teixeira; do PSDB, Lucas de Lima (PDT) e Roberto Hashioka (União)

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) é liderada pelo deputado Amarildo Cruz, e o viceé o Zeca do PT. Pedro Kemp é o terceiro integrante da bancada. Já os deputados Lidio Lopes (PATRI), João Henrique Catan (PL) e Rafael Tavares (PRTB) serão independentes na Casa de Leis. 

Veja a reportagem da TV ALEMS clicando aqui. Ouça o boletim da Rádio ALEMS clicando aqui

Oficial

Nos próximos dias devem ser oficializados todos os nomes indicados na sessão ordinária, quando publicadas no Diário Oficial da ALEMS. Também devem ser formadas e publicadas as comissões, frentes parlamentares e demais grupos de trabalho que fazem parte da ação legislativa promovida pela Casa de Leis.

Todo funcionamento da ALEMS é determinado pelo Regimento Interno (Resolução 65/08). Conheça mais o Parlamento Sul-mato-grossense, por meio do site oficial, da newsletter "Ação ALEMS", do podcast “Falando da Casa” e das redes sociais da Casa de Leis: página no FacebookTwitterInstagramYoutubeFlickr e Whatsapp

Categoria:

Deixe seu Comentário