Ponta Porã recebe obra histórica do artista Anicio Vera
Painel que conta história da fronteira está exposto no Hotel Barcelona, no centro da cidade.
A população fronteiriça e, em especial, os hóspedes do Hotel Barcelona, passam a ter, a partir desta sexta-feira, sete de junho, acesso a uma obra que retrata a rica histórica da região: o Painel “A Evolução da Erva-mate na Fronteira”, Levantamento Histórico Cultural, do artista paraguaio Anicio Vera.
A obra foi feita no estacionamento do Hotel Barcelona, o maior da cidade. Ela foi revitalizada pelo próprio artista, graças aos recursos da Lei Paulo Gustavo. Sua revitalização foi possível por conta da contemplação do projeto de autoria de Giovanna Hernandez Moreira.
Fruto do idealismo e amor da proprietária do Hotel Barcelona, a saudosa Iracema Peralta Hernandez, o painel retrata o início da formação das cidades de Ponta Porã, Brasil e Pedro Juan Caballero, Paraguai.
O painel “A Evolução da erva-mate na fronteira” foi construído no ano de 2005 pelo artista Anicio Vera. Neste trabalho feito em cimento misturado á areia paraná, o artista reproduz um trecho importantíssimo da História de Ponta Porã.
A primeira parte do painel retrata o surgimento das cidades de Punta Porã (Paraguai) e Ponta Porã (Brasil), em torno da Laguna Punta Porá. Trata-se da Paraje Punta Porá. Nele o artista reproduz o amanhecer do viajante que utiliza as margens da lagoa para descansar e e refazer do cansaço no trajeto Concepción ao interior dos ervais nativos nas terras do hoje Mato Grosso do Sul.
Ele acorda, levanta-se e vai tomar o mate quente. Ao fundo da chaleira no fogo, o sol nascente.
A segunda parte do Painel retrata um dos costumes mais emblemáticos do povo fronteiriço: a roda de tereré. Nela ocorre a integração das pessoas, o compartilhamento de experiencias, conhecimentos, manifestações culturais.
No terceiro trecho há destaque para a comida e também ao meio de transporte do período final do século 19 até meados do século 20: o cavalo e a carreta puxada por juntas de bois.